quinta-feira, 3 de abril de 2014

Coordenadores do CEBI Pará se encontram para formação Bíblica

Texto e Imagens de Angelo Paganelli

Fui convidado para participar do Encontro de formação bíblica para os Coordenadores do CEBI-PA, fiquei impaciente até o começo da reunião (29/03). Aos poucos, os convidados foram chegando e ocupando as cadeiras dispostas em círculo ao redor da ornamentação simbólica central, no chão da sala 02 do Centro Social de Nazaré, com destaque pela Bíblia aberta; duas velas da cor e forma de pirâmide; e duas camisas com logotipo e mensagem da entidade: “Discípulos e Discípulas de Jesus no caminho da não violência”.

Curioso e meio emocionado, fiquei o tempo todo gravando na mente e no coração os rostos do/as convidado/as, que, ao chegar, espontaneamente familiarizavam e matavam a saudade do reencontro. 
Com um leve atraso, iniciamos as atividades com um canto sobre a vivência comunitária da Palavra, para logo fixar nossa atenção nos slides da mensagem de Rubem Alves sobre a capacidade de aprender, como as crianças; a olhar e a desenvolver sensibilidades no processo de encontro, conhecimento e aprendizagem. 
A Equipe de Belém, coordenadora do encontro, promoveu o momento de reflexão coletiva em GTs sobre Ex 3,1-14 convidando a identificar a relação do tema ‘Educar e Olhar’ presente nos textos bíblico no dos slides.
A partilha dos trabalhos destacou o ‘olhar apurado’ de Moisés que conhece, escuta e assume a missão para a qual JHWH o chama; e o ‘olhar apurado’ de JHWH sobre:
a) Moisés, do qual desperta a atenção com a sarça ardendo sem se consumir e a quem escolhe como seu enviado para salvar o povo da opressão;
b) o Povo de quem enxerga e questiona a situação de escravidão; do qual ouve os gritos de dor; em favor do qual decide intervir per intermédio de Moisés, pelo qual se confronta e desafia o faraó opressor, em favor do povo, a quem promete terra de fartura, rica de leite e mel.
Irmã Tea, Assessora do CEBI-PA, ampliou a reflexão a partir das contribuições dos GTs: deu realce à ‘dança de olhares’ de JHWH e Moisés; à experiência da realidade do ‘sagrado’ vivenciada por Moisés, que ao ‘VER’ é provocado a se aproximar e FAZER A EXPERIÊNCIA de JHWH mediante um encontro pessoal, que se abre à missão em favor do Povo, de acordo com a promessa feita aos Patriarcas de um ‘Deus’ pessoal e presente na história do Povo.


A II parte do Encontro de Formação foi dedicada à identificação e socialização, nos GTs, das atividades desenvolvidas nos respectivos campos de atuação; à identificação das principais dificuldades encontradas; à formulação de propostas de solução e à proposta de uma agenda mínima de encontros para 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário