sábado, 14 de setembro de 2013

LUCAS 1-2 - Mais uma vitória do Espírito Santo

Por  Ângelo Paganelli

Enquanto me preparava para o segundo encontro sobre o evangelho de Lucas, percebi que tinha alguma coisa muito nova, em mim, na abordagem dos capítulos 1-2.
Como ‘novato’ nos estudos da Bíblia, adorei encontrar uma dimensão catequética bem ‘vivencial’ nas palavras de Lc destacada no texto do CEBI, que utilizo para me preparar. Na verdade, eu pensava de conhecer bem os textos ou, pelo menos, com certa propriedade, pelo fato de lê-los desde a minha adolescência e vê-los representados nos ‘presépios’ de todos os Natais desde a minha infância. 

Mas, fiquei feliz por aprender coisas novas, porque tem certo gostinho (‘cínico’ consigo mesmo) ao se sentir ‘desmentir’, sobretudo quando isso expressa um ‘avanço’ de conhecimento e oportuniza uma melhoria no desempenho e nas conversas com os participantes dos encontros bíblicos. Aliás, todo mundo já passou pela ‘satisfação’ de se superar!
Bom! Já sabia que Lc, no seu 1º livro - redigido depois de acurada pesquisa e seleção de material colhido entre as Comunidades das origens - fez questão de destacar os pequenos, os pobres e os simples. Mas, no meu subconsciente cerebral, isso seria somente uma postura teórica de intelectual ‘popular’. 

Ontem à noite, com o grupo dos encontros bíblicos do Algodoal, ao ver o número dos participantes meio reduzido (muitos ainda ‘metidos’ nas novenas de setembro), aproveitei para puxar o ‘plano ‘C’ de minha metodologia didática de apresentação dos temas bíblicos. Pois, o sofisticado e tecnológico Plano ‘A’ (com notebook e data-show) e o ‘Plano ‘B’ (com Grupos de Estudo)... Fracassaram. Só ficou o Plano ‘C’ reduzido ao essencial: os ‘Ouvintes’ da Palavra e o ‘Texto’ da Bíblia!

E lá vai eu, com voz meio disfarçada de entusiasmo, convidando ‘solenemente’ o pessoal a abrir o texto bíblico para ler o 1º capítulo de Lc. Surpresa! Metade dos presentes conseguiu rápido e metade demorou pra caramba para encontrar o evangelho de Lucas!
Após o indisfarçável embaraço do ‘vira folha de um lado e do outro’ até encontrar a página certa, ao iniciar a leitura dos versículos 1-4, percebi no ar e nos corações um entusiasmo diferente: era maior do que o prestado quando das minhas apresentações ‘informatizadas’ e dos GTs ‘com reflexões socializadas’. Pois é! É mesmo! Agora entendo! Por que isso, então? Por que aquilo? E a conversa sobre Lucas foi animada entre eles.
Simples: desta vez a ‘Palavra’ e o Espírito Santo mexeram muito mais nos presentes do que as palavras do ‘prof.’ e as imagens coloridas com as ‘animações’ do Power Point.
Será que o Espírito Santo decidiu ‘soprar’ diretamente no coração e na cabeça do ‘pessoal’ feliz da vida de ler e ser ajudado a entender passo a passo - sem sermões nem longas explicações técnica e teológicas – a mensagem da ‘Boa Notícia’?


Nenhum comentário:

Postar um comentário